Smartphones lançados com Android 11 serão elegíveis a 3 atualizações do sistema; entenda

Em 2017, o Project Treble foi anunciado com a promessa de modularizar o robozinho a fim de facilitar as suas atualizações. Agora, o Google e a Qualcomm estão se unindo para acelerar o processo de updates e oferecer até 4 versões do sistema operacional Android. Isso é, 3 atualizações do SO + 4 anos de atualizações de segurança.

A abertura do Android também é o maior motivo da sua fragmentação, uma vez que ao modifica-lo em busca de diferenciação, as fabricantes acabam por ter dificuldades em adaptar o que foi mexido nas novas versões. Com o projeto Treble, o sistema seria modificado em uma camada inferior, e as modificações da fabricante se limitariam a uma camada distinta, que não seria afetada no processo.

A força do projeto começa a partir da nova plataforma Snapdragon 888, no qual o Project Treble trará o novo SO já com suporte para mais versões de atualizações, incluindo as de segurança, que é uma mudança monumental nas políticas de atualização de software. 

O Google afirma que todos os chipsets Qualcomm com lançamento previsto para dispositivos com Android 11 se beneficiarão do suporte de software estendido. Neste primeiro momento, não há ainda menções de outros fabricantes de chipset além da Qualcomm.

Fonte / Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.