Início » Meu-Android » Smartphones: Navegadores Chrome Edge e Firefox receberão recurso que eliminará o uso de senhas

Smartphones: Navegadores Chrome Edge e Firefox receberão recurso que eliminará o uso de senhas

Os navegadores da Web estão criando uma nova maneira de você se conectar, anunciada hoje pelos órgãos de padrões do W3C e da FIDO Alliance. O novo padrão é atualmente suportado na versão mais recente do Firefox e terá suporte nas próximas versões do Chrome e do Edge, que serão lançadas nos próximos meses.

Em termos leigos, os navegadores em questão trarão um recurso que eliminará de vez o uso de suas senhas. A funcionalidade incorporará um novo recurso chamado WebAuthn, que permite acessar os seus serviços web com segurança, através de um pendrive.

Com ele você poderá utilizar a digital através do seu smartphone ou um dispositivo USB, funcionando como sensores biométricos, para repassar as credenciais de acesso a qualquer site ou rede social. Um serviço parecido com o que vimos nos “Tokens” utilizados para efetuar pagamentos.

Por enquanto, o único navegador que já possui este recurso, é o Firefox, os demais, Google, Microsoft, cogitam adicionarem em breve, a Apple ainda está em processo avaliativo, porém por fazer parte do desenvolvimento é provável que traga para o Navegador Safari o quanto antes.

Ainda não sabemos ao certo como utiliza-se o WebAuthn, mas espera-se que assim que divulgarem o recurso para utilização, sairá um manual de como proceder. Porém, o recurso funcionará de forma semelhante ao internet banking, o processo de autenticação que funciona e que remine muito o tempo dos usuários, trazendo acessibilidade e agilidade.

Fonte | Via

Sobre Lígia Katierry

Consultora e Assessora. Musicista e acredita na luz que ilumina um sonhador de sucesso, além de mecanismos evolutivos compreendendo a real essência do Universo.