Tecnologia 5G da Nokia pode chegar em futuros smartphones com os novos processadores Snapdragon

Nokia

O padrão LTE de hoje em dia é o 4G que a propósito ainda está chegando em alguns lugares, mas várias empresas já estão iniciando os primeiros registros da nova tecnologia em redes 5G.

A Fabricante finlandesa Nokia e kit com sede nos EUA fornecedor de equipamentos de teste industrial da National Instruments (NI) demonstraram como sua versão da tecnologia pode chegar a um pico de 10Gbps (gigabits por segundo) através da frequência de 73GHz (de ondas milimétricas) e antenas em uma configuração MIMO (Multiple-Input / Multiple-Output) 2×2 que, basicamente, indica que o envio e recebimento de dados são feitos simultaneamente.

Demonstrações da tecnologia ocorreu pela primeira vez no Brooklyn 5G Summit. Os resultados obtidos até agora foram bem satisfatórios, mas a própria Nokia reconhece que são muito os desafios técnicos para serem resolvidos completamente. Agora, com o mais recém anuncio da Qualcomm com seus novos processadores, seu próximo celular, poderá fazer downloads com velocidades de até 1 gigabit por segundo (algo que a conexão 4G, por exemplo, não suporta). A empresa anunciou que seu próximo chipset para celulares, o Snapdragon 830, terá essa capacidade para suportar velocidades com picos em gigabits graças ao modem LTE X16.

qualcomm-snapdragon

Os primeiros smartphones com essa tecnologia podem surgir já no próximo ano. Apesar do uso de ondas milimétricas que talvez seja um dos aspectos mais complicados. Por outro lado, atingir 10 Gb/s nos testes atuais já é um gigantesxo avanço. Com essa velocidade, será possível baixar vídeos em 4K instantaneamente, exemplificou a Nokia.

É bom não comemorar, pois ainda não há indício de que tal tecnologia irá substituir facilmente o 4G.

Fonte: Telecoms Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.