Terceira prévia do Android O é liberada, conheça os retoques finais do novo sistema da Google

Em estado intermediário de desenvolvimento, a nova versão do sistema operacional móvel produzido pelo Google começa a ganhar forma, a medida que novas compilações são lançadas para os testadores e desenvolvedores. A terceira versão prévia do robozinho recebeu mais algumas novidades, demonstrando que ainda podem haver algumas alterações por baixo da manga da gigante de Mountain View, mesmo que os principais padrões já pareçam estar bem estabelecidos.

Ao passo em que nos aproximamos dos retoques finais, existe um maior foco sobre a correção de erros e remoção de detalhes desnecessários, aprontando o Android O para o seu estado final. Essas são as mais recentes adições que foram disponibilizadas para os dispositivos Nexus e Pixel suportados:

• Notificações mais belas e coloridas

Sendo aparentemente um ponto de grande interesse da Google, a cada nova versão do sistema é comum ver novas alterações sobre os famigerados cartões de notificações. Desta vez, a companhia decidiu aprimorar o esquema de notificações de mídias, abandonando a simplicidade e minimalismo para adequar-se ao estilo colorido do Material Desing. Por exemplo, ao ouvir um música, o cartão com os controles ganhará uma coloração que irá interagir com a capa do album.

• Diga adeus aos ícones cilíndricos 

[gallery columns="2" size="medium" link="file" ids="51907,51906"]

Já estava se acostumando aos novos ícones introduzidos no Pixel Launcher? pois bem, a Google decidiu desistir do padrão. Sem nenhuma explicação, a nova compilação substituiu a opção existente por uma especie de “circulo vazado”, assim como é possível observar nos aplicativos Duo e Allo. Curiosamente, o formato antigo foi excluído da lista, o que provavelmente relaciona-se as constantes comparações com o iOS.

•Remoção de algumas opções de customização

Através da compilação passada, conhecemos alguns planos para a adição do suporte a temas, sendo uma das funções mais solicitadas pelos usuários da plataforma. Como já é tradição da companhia, após gerar animação na comunidade, o tapete foi puxado e a função foi completamente retirada.

• Confirmação da versão e finalização das API’s

Como já era esperado, está confirmado. Ainda que não tenha sido revelado o nome da sobremesa tema, já é possível verificar a numeração referente ao novo sistema: 8.0. Como de costume, isto indica a finalização de todas as API’s adicionadas, o que deverá fazer com que novas atualizações para adequação de aplicativos ao novo Android surjam muito em breve através da Google Play Store.

Pelo visto, tudo tem corrido bem e acordo com o calendário da Google, e de forma similar ao Nougat, a novidade deverá estar totalmente pronta para liberação até o final deste mês. Ainda podemos conhecer algumas modificações na compilação definitiva, mas já dá para dizer que o conjunto de novidades preparadas pela grande buscadora está pronto. Caso você não possua um dispositivo Pixel ou Nexus, deverá começar a se perguntar se e quando a sua fabricante estará disponibilizando a novidade para o seu aparelho.

Via.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.