Início » MEU-CELULAR » Todo usuário tem direito de consumir uma boa conexão 4G, mas como está a rede em sua cidade?

Todo usuário tem direito de consumir uma boa conexão 4G, mas como está a rede em sua cidade?

A Opensignal é uma empresa brasileira de análise móvel e de acordo com seu último relatório, houve um aumento constante em velocidades móveis de todas as operadoras, mesmo tendo grandes diferenças na experiência entre uma operadora e outra, bem como entre determinadas capitais e outras.

Foram medidas velocidades muito oscilantes para a mesma operadora em diferentes cidades: assinantes da Claro desfrutaram de uma experiência de velocidade de download de 33,6 Mbps em Belo Horizonte, mas apenas de 12,4 Mbps em São Luís.

Os usuários brasileiros, em média, desfrutaram de 18,6 Mbps na velocidade de download 4G, mas isso variou entre 16,4 Mbps nos momentos de congestionamento devido ao número de usuários simultâneos. Quando poucas pessoas utilizam a rede simultaneamente, a velocidade chega a 28,6 Mbps.

Velocidade do 4G nas cidades brasileiras

Quando a demanda por dados móveis aumenta e as redes ficam mais congestionadas a velocidade tende a cair mais de 12Mbps. Essas quedas são desafiadoras, pois as empresas que oferecem vídeo, música, aplicativos ou serviços comerciais em redes móveis devem garantir a continuidade do funcionamento, mesmo quando a experiência de download da rede móvel é mais lenta.

  • Em 2018, foi registrado a maior flutuação em Brasília, onde a velocidade de download 4G variou de 19,3 Mbps a 34,7 Mbps.
  • São Paulo também experimentou-se grandes oscilações em velocidades com mais de 15 Mbps de diferença entre as horas mais lentas e as mais rápidas.
  • Em Fortaleza e Manaus tiveram as menores flutuações. As velocidades médias de download 4G em Manaus e Fortaleza foram respectivamente de 13,3 Mbps e 14,3 Mbps,
  • Os consumidores em Porto Alegre experimentaram a maior velocidade média.

Horário mais lento do 4G

A maioria das grandes cidades do Brasil (capitais) apresentam velocidades de download 4G mais lentas entre as 18h e às 19h, quando muitas pessoas terminam de trabalhar e se deslocam para casa.

  • Em Brasília e Goiânia, as redes ficaram mais movimentadas mais tarde, entre às 20h e 21h.
  • Porto Alegre voltou a apresentar resultados excepcionais: quando a rede era mais movimentada – entre as 18h e 19h – os usuários de smartphones ainda puderam experimentar 21,4 Mbps em velocidade de download de 4G.

Os usuários de smartphones têm o direito de desfrutar da melhor experiência quando consomem conteúdo móvel, não importa a hora nem o lugar. Certamente, os dados da Opensignal revelam que as operadoras de celular do Brasil ainda têm um longo caminho a percorrer para reduzir as inconsistências de velocidade medidas no país.

Como está a rede de dados móveis em sua cidade? Conte-nos mais nos comentários!

Fonte

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.