Touch Bar do novo Macbook Pro é na verdade uma “cópia” do conceito feito pela Microsoft

touchbar

Um dia após a Microsoft surpreender o mercado com anúncios espetaculares, a Apple tentou ser convincente anunciando um novo Macbook Pro com especificações já conhecidas, e o diferencial? De acordo com a empresa de Cupertino, a Touch bar!

No entanto, o site MSPowerUser observou que a “ideia” não é inteiramente inédita. A Microsoft já havia apresentado algo parecido em 2010. Apenas nunca levou o conceito para dispositivos comerciais. Abaixo encontramos um vídeo de nove minutos que mostra um notebook com uma especie de teclado adaptativo. É mais ou menos o mesmo conceito, mas todas as teclas são touch e podem ser alteradas, além de ter a barra com funções.

O conceito foi criado pela Microsoft e apresentado no Student Innovation Contest de 2010. A descrição do protótipo era:

“[O teclado adaptativo] é um protótipo de pesquisa desenvolvido pela Microsoft Hardware para explorar como combinar tela e entrada de dados em um teclado pode permitir que o usuário seja mais produtivo”.

As teclas podem ser alteradas e os ícones totalmente configurados, alterando a linguagem o layout do sistema. Mas não é só isso, em 2015 a Microsoft mostrou outro produto muito parecido com o que a Apple fez ontem. O Display Cover que seria conectado ao Surface, é ainda mais parecido com o recurso dito como “inédito” pela Apple.

A descrição desse “acessório” já é bem mais completo e bem mais parecido com o que a Apple descreveu ontem, veja:

A DisplayCover é uma capa periférica e também um teclado tátil que oferece ao usuário o conforto e facilidade de uso fornecido por teclas físicas. Uma tela de fina película e-ink com resolução de 1280 x 305 pixels estende o que é mostrado na tela do dispositivo em até 8%.

Aparentemente, a Microsoft começou a desenvolver a ideia, a Apple pegou e comercializou. Agora, se o pessoal em Redmond ainda pretende lançar produtos com esse conceito, não sabemos. Mais um fato para colocar a Microsoft como uma mais inovadora do que a Apple!

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.