Tudo que você precisa saber sobre como vai funcionar a portabilidade de apps Android e iOS para Windows 10

iOS-Windows-Phone-Android

Após meses de rumores, a Microsoft finalmente revelou ontem na Build 2015 seus planos para obter aplicativos móveis no Windows 10. Enquanto a empresa tem  investigado a possibilidade de emular os apps Android, a empresa se estabeleceu em uma solução diferente, ou um conjunto de soluções, que permitirão que os desenvolvedores possam trazer o seu código já existente para Windows 10.

Antes de mais nada, entendam que o Windows Phone sofre da lacuna de falta de apps. A Build 2015 está sendo vista como a última chance da Microsoft conquistar os desenvolvedores do Android e iOS  para fazer seu caminho para a plataforma Windows.

Windows 10 teria uma especie de subsistema do Android o que significa do Windows 10 para o Android/iOS e vise versa!

Ontem no evento, vimos a apresentação do Visual Studio (SDK para criação de aplicativos Windows). A nova versão do programa é capaz de criar aplicativos para Windows Phone, além de ser possível fazer uma espécie de simulação do Android. O recurso serve para demonstrar como um aplicativo ficará nos smartphones que não são Windows. A novidade facilitaria o desenvolvimento de aplicativos para Windows e a exportação para o Android e também para iOS sem muito trabalho.

android-windows-10

Com os novos kits de desenvolvimento de software. No lado Android, a Microsoft está permitindo que os desenvolvedores usem código Java e C ++ no Windows 10, já para desenvolvedores do iOS eles serão capazes de tirar proveito de seu código C-Objetivo existente. Isso se resume em permitir aos desenvolvedores alavancar seu código atual e habilidades atuais para começar a construir as aplicações Universais Windows.

Também não podemo pensar que como um passe de mágica a Microsoft poderia criar uma ferramenta que converta aplicativos do robozinho sem qualquer intervenção dentro do código do Windows 10 não é?

A tecnologia chamada de Astoria faz com que aplicativos modificados do Android rodem no sistema da Microsoft. Vocês não devem saber, mas já temos na prática exemplo de uma aplicação que foi portada do iOS para o Windows Phone através dessa ferramenta, o Candy Crush Saga , inclusive foi mencionado no evento, outra aplicação que me parece ter sido portada que, no entanto, não foi mencionada na build é o jogo Dead Trigger 2, pois o jogo foi disponibilizado na loja de aplicativos muito rapidamente após o anuncio.

De forma geral, essa foi a saída mais certeira da Microsoft o que deve fazer os desenvolvedores se animar mais. Vai ser interessante ver novos aplicativos e jogos chegarem na loja de apps do Windows 10 por conta da ferramenta lançada pela empresa de Redmond.

Via: WPoweruser TheVerge

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.