Início » Meu-Android » Tutorial: Aprenda a capturar imagens de fogos de artifício com seu smartphone

Tutorial: Aprenda a capturar imagens de fogos de artifício com seu smartphone

Final do ano se aproximando e se você é apaixonado por fotografias, preparamos um tutorial resumido de como fazer as melhores imagens de fogos de artifícios nesses dias festivos com o seu smartphone.

Por falar em fogos de artifício, sabemos que eles são difíceis de fotografar: o tempo, a localização e o enquadramento são fatores importantes, para não mencionar que você vai observar um espetáculo durante a noite, quando a luz é escassa. Por outro lado, os resultados podem ser impressionantes se você seguir algumas dicas simples.

Etapa 1:

Logo de primeira, certifique-se de examinar seus arredores. Descubra onde os fogos de artifício serão lançados e veja o melhor local onde você possa capturá-los bem.

Ads code goes here

Para se ter um bom resultado nas fotografias você precisará manter sua câmera parada e firme o mais próximo possível. Portanto, não faça quaisquer movimentos durante a captura, pois o movimento que ocorre enquanto a câmera está registrando o momento, pode produzir borrão de movimento. Bem que um tripé para smartphone seria útil.

Etapa 2: Configurando a câmera

Você tem duas opções: podendo apontar sua câmera nos fogos de artifício pressionando o botão do obturador esperando o melhor momento, ou usar o modo manual ajustando as configurações para bons resultados. Se você escolher a última opção, aqui estão os valores que você precisa definir:

  • Velocidade do obturador: esta configuração determina o período de tempo durante o qual a câmera captura luz. Quanto mais o aberto, mais luz entra na câmera enquanto as faíscas dos fogos de artifício estão no ar. Um valor entre 1/8 e 1/2 de segundo deve produzir bons resultados.
  • ISO: Este valor determina a sensibilidade do sensor. Um valor maior torna o sensor mais sensível à luz, mas também mais suscetível ao ruído digital. Ao fotografar fogos de artifício, um valor entre 100 e 200 deve ser o ideal. A configuração ideal variará de uma câmera para outra devido a diferenças nos tamanhos de abertura.
  • Foco:  você terá que descobrir esse por sua conta. Talvez sua câmera seja capaz de se concentrar automaticamente, mas, se ela tiver tendência a falhar, configure-a para uma posição que melhor se parece na tela.
  • Balanço de branco: neste caso, usar uma configuração automática seria bom.
  • Flash: Não, você não precisa de um flash, então, simplesmente desative-o.

Passo 3: Recomendações finais

Ao fazer a fotografia dos fogos de artifício, o tempo pode fazer uma grande diferença e um desastre de escuridão pode acontece. Portanto, faça alguns testes antes capturando imagens do ambiente. Não esqueça que você precisa manter sua câmera o mais estável possível, segure sempre com as duas mãos. Tenha em mente que algumas câmeras podem apresentar um pequeno atraso na captura, para evitar isso, tente realizar as capturas milésimos de segundos antes dos fogos explodirem.

Como fazer capturas via iPhone?

O Aplicativo de câmera do iPhone não oferece muito em termos de configurações manuais e você terá que baixar um aplicativo de terceiro que o faça. Você também pode usar o recurso de captura de explosão pressionando e segurando o botão do obturador para tirar uma série de fotos e, em seguida, basta escolher a melhor fotografia. Você também pode segurar o dedo na tela para bloquear o foco e a exposição (procure um sinal AF LOCK amarelo).

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.
%d blogueiros gostam disto: