Um adeus aos cartões SIM? Tecnologia eSIM deve substituir os SIM’s cards atuais

Durante o evento WinHEC 2016, a Microsoft não só anunciou o suporte à plataforma ARM de processadores para o Windows 10. Mas também enfatizou uma nova realidade que ainda não estamos vivenciando, que é o suporte ao eSIM e redes 5G para o futuro dos dispositivos. Agora, a Gemalto, uma líder mundial em segurança digital, está firmando parceria com a Microsoft para ativar a Conectividade On Demand e a tecnologia eSIM aos dispositivos Windows 10.

A solução de gerenciamento de assinaturas On-Demand Connectivity da Gemalto, juntamente com o suporte eSIM nativo do Windows 10 , permitirá aos consumidores gerenciar sem problemas a experiência de conectividade de seus dispositivos.

O que é isso?

O eSIM funcionaria como uma espécie de cartão SIM virtual/eletrônico projetado especialmente para telefones que sem serem removíveis. Mas em contrapartida, teríamos a possibilidade é claro, de podermos alterar planos e de operadora com apenas um clique. Além disso, o eSIM vai ser muito pequeno com o comprimento de aproximadamente 4 mm de largura. Com esta tecnologia, os fabricantes poderiam vender dispositivos sem slots para o clássico cartão SIM, abrindo janelas para torna-los ainda mais finos.

Roanne Sones, Gerente Geral de Estratégia e Ecossistema Windows e Dispositivos da Microsoft disse:

A tecnologia eSIM continua a ser um investimento importante para a Microsoft, pois procuramos criar ainda mais oportunidades de computação móvel. Como um componente chave para a experiência Always Connected Windows, trabalhamos em estreita colaboração com a Gemalto para desenvolver uma solução que atenda às novas diretrizes da GSMA.

Vamos continuar trabalhando em estreita colaboração com a Microsoft e a GSMA para promover esses avanços, protegendo a segurança dos usuários finais, que dependem de seus dispositivos móveis para facilitar a vida diária.

A Microsoft já nos prometeu os dispositivos que suportam a tecnologia eSIM ainda este ano. O SIM incorporado (também chamado de eSIM ou eUICC) é um novo cartão SIM virtual seguro e puramente regravável concebido para gerir remotamente vários operadoras e planos de rede móvel. Ele é na verdade, uma parte do hardware do dispositivo integrado durante a fase de fabricação.

Parece que estamos voltando a era do CDMA, só que de uma forma melhorada, o que você está acha disso?

FonteVia

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.