VisionMobile diz que apenas 7% dos desenvolvedores móveis se interessam pelo Windows 10

Smartphone Desenvolvedor Apps

VisionMobile é a empresa analista líder na economia desenvolvedor, que acompanha as tendências globais no que se refere ao desenvolvimento de software e pesquisas de desenvolvimento mais abrangentes em todo o mundo. A empresa divulgou os relatórios de seu Q3 2016, onde mais de 16.500 desenvolvedores móveis entram nas suas pesquisas.

A pesquisa constatou um aumento no interesse na plataforma Android, alguns desvanecimento de interesse sob o iOS, e que apenas 4% dos desenvolvedores foram alvo do Windows Phone, que agora está abaixo dos 8% se comparado há um ano atrás.

Veja o relatório resumido deles:

Estatistica desenvolvedoresA empresa de pesquisa ainda deu uma breve declaração sobre o que pode estar ocorrendo:

Microsoft tem se esforçado para entrar no mercado de telefonia móvel desde que resolveu reagir ao iPhone. Apesar da compra da divisão de smartphones da Nokia e bombear enormes quantidades de dinheiro em marketing, o reflexo das vendas nunca se materializou. 

A esperança de construir um nicho rentável em torno de seu conceito Continuum para smartphones que se transformam em um PC, pode ter sido um golpe quando a Intel decidiu encerrar o desenvolvimento dos seus processadores para smartphones este ano. Esse telefone acoplado seria vendido com falta de aplicativos corporativos essenciais.

As empresas que utilizam aplicativos existentes do Windows, estão buscando por tirar proveito dos híbridos, que podem significativamente oferecer menos esforço no desenvolvimento. 

O percentual de desenvolvedores profissionais que priorizam no Windows 10 Mobile caiu para 4%. Esta lealdade dos desenvolvedores pode ser um reflexo em meio a queda de quota de mercado, onde temos a Microsoft sem mostrar empenho aos seus smartphones.

Windows em Desktops deve muito de seu sucesso as fabricantes que criam seu próprio hardware no qual executa a plataforma da Microsoft. Mas apesar das quedas nos preços e outros incentivos de fabricantes de Smartphones com Windows, as mesmas não conseguiram preencher a lacuna.

Agora olhando o mapa regional, vemos que claramente não há mercado específico em que o Windows 10 tenha picos elevados de desenvolvimento, provando que a Microsoft ainda tem um longo caminho a percorrer.

Desenvolvedores

Ao contrário do Windows Phone, a base instalada do Windows 10 só vai aumentar nos próximos anos, o que lentamente vai atrair mais desenvolvedores. O maior problema aqui é que a maioria dos usuários do Windows 10 também usam dispositivos Android ou iOS, o que significa que os desenvolvedores não precisam desenvolver para Windows para alcançar usuários Windows. Portanto, a Microsoft terá de continuar melhorando a sua própria plataforma para atrair usuários e desenvolvedores em seus próprios produtos.

A pesquisa completa pode ser encontrada aqui.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.