Você sabe qual o grau de proteção da certificação IP do seu smartphone?

Você já perdeu um smartphone ao deixa-lo cair no vaso sanitário, em uma poça na rua ou até mesmo em uma piscina? não tem nada mais doloroso do que ver todo o seu investimento ir (literalmente) por água abaixo. Você sabia que existem processos de fabricação especializados em tornar o seu dispositivo mais resistentes e até imunes a estas situações? Claro, antes de mais nada, saiba que nem todo smartphone traz algum tipo de proteção.

Certamente você já ouviu falar que um dispositivo ou outro possui “certificação IPxx”, mas você sabe o que é isto? a sigla IP significa Ingress Protection e garante que o aparelho em questão foi fabricado sobre algumas técnicas especificas, com acabamento e peças voltadas para proteger o seu aparelho de forma parcial ou completa à algum agente que poderia danifica-lo.

A sigla sempre vem acompanha de números, que servem como uma nomenclatura rápida para indicar qual é o tipo de proteção é oferecida através do processo realizado naquele dispositivo. É importante ter em mente que o primeiro número se refere a proteção contra objetos sólidos, enquanto o segundo para os líquidos. Observe:

PRIMEIRO NÚMERO (IP) SIGNIFICADOS
0 Sem proteção (também pode ser representado por um X)
1 Protegido contra objetos sólidos acima até 50mm³
2 Protegido contra objetos sólidos acima até 12mm³
3 Protegido contra objetos sólidos acima até 2.5mm³
4 Protegido contra objetos sólidos acima até 1mm³
5 Protegido contra poeira, entrada limitada (sem oferecer riscos ao aparelho)
6 Total proteção contra poeira
SEGUNDO NÚMERO (IP)
0 Sem proteção (também pode ser representado por um X)
1 Protegido contra respingos de água verticais (exemplo: condensação)
2 Protegido contra borrifos de água até 15º verticais
3 Protegido contra borrifos de água até 60º verticais
4 Protegido contra água borrifada por todos as direções – entrada limitada permitida
5 Protegido contra jatos d’água leves por todas as direções – entrada limitada permitida
6 Protegido contra jatos d’água leves, entrada limitada permitida (exemplo: capa traseira)
7 Proteção contra efeitos de uma imersão entre 15cm e 1m
8 Proteção contra longos períodos de imersão em água e pressão

Logo, se um Galaxy S7 ou S8 traz uma certificação IP68, podemos dizer que ele tem uma proteção total contra poeira e longos períodos de imersão em água e pressão, o que é totalmente dá proteção IPX7 do Moto G3 que oferecia resistência apenas aos pequenos períodos de imersão até o máximo de 1m.

É importante lembrar que estas certificações são testadas de diversas formas diferentes, logo, enquanto seu dispositivo estiver na garantia você estará coberto em relação ao período garantia que a certificação oferecida te oferece. Ainda assim, ao colocar o seu dispositivo sob condições acima deste limite, você estará eliminando esta garantia. Também é interessante ficar atento ao fato de que as classificações vão além de impedir a entrada de água e poeira, já que ela tem que lidar com a pressão d’água. Portanto, não espere que o seu aparelho vá resistir a um jato de mangueira do mesmo modo que resistiria a algumas gotas de chuva.

Aqui estão alguns modelos que possuem suas respectivas certificações IP:

  • IP58: Sony Xperia Z1, Sony Xperia Z2.
  • IP68: Sony Xperia Z3/Z3 Compact, Sony Xperia Z3+ , Sony Xperia Z5/Z5 Compact, Sony Xperia XZ, Samsung Galaxy S7/S7 Edge.
  • IP67: Sony Xperia M4 Aqua, Moto G TurboGalaxy S4 Active, Galaxy S5, Galaxy S5 Active, Galaxy S5 Mini, iPhone 7 / 7 Plus.
  • IPX7: Motorola Moto G 2015.

Via

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.