Início » Meu-Android » Vulnerabilidade no WhatsApp está pondo a privacidade dos usuários em risco; entenda

Vulnerabilidade no WhatsApp está pondo a privacidade dos usuários em risco; entenda

No mês de julho, o WhatsApp anunciou que o seu aplicativo tinha 1 bilhão de usuários ativos por dia, e, segundo a mesma, todos estão protegidos contra os invasores de plantão, graças à sua criptografia de ponta a ponta. Esse sistema de criptografia significa que ninguém, nem mesmo o WhatsApp, pode quebrar o código e ler as mensagens trocadas pelos usuários do aplicativo de mensagens instantâneas.

Contudo, um engenheiro de software – Robert Heaton – descobriu uma vulnerabilidade no WhatsApp que revela com quem você conversa e qual o momento exato isso é feito. Usar o status online do WhatsApp e o recurso “visto pela última vez”, pode permitir que alguém analise os números e tenha uma boa ideia dos padrões de sono de um usuário, conforme mostra a imagem abaixo.

Para deixar esse problema bem claro e explicar como tudo isso acontece, Heaton afirmou que primeiramente ele criaria uma extensão do Google Chrome que vos permitiria monitorar quando seus contatos estivessem online através do WhatsApp Web. Como podemos ver na imagem acima, é preciso apenas quatro linhas de JavaScript para fazer isso. Tomando essa informação e comparando-a com a atividade de outro contato, Robert poderia descobrir quando dois de seus contatos se comunicavam um com o outro.

O pesquisador de segurança ainda avisa que esses dados também podem ser facilmente coletados em uma grande escala e depois serem vendidos extintivamente para empresas terceirizadas para fins publicitários. Subsequentemente, invasores usaram o mesmo método para coletar informações de usuários do Facebook.

Via | Via

Sobre Jader Peterson

Apaixonado por tudo que envolve tecnologia e aviação. Desde cedo a tecnologia tem feito parte da minha vida e, assim, sou fascinado por ela.

  • Deusderson

    É só usa snapchate rárárárá desculpa ai queim usa windows mortofone

    • Edimilson Gomes

      O Snapchat esta tão morto quanto o Windows mobile.

      • Deusderson

        Rárárárá tá morto pra queim usa windows

  • Edimilson Gomes

    O WhatsApp está longe de ser seguro, basta ter acesso apenas uma vez ao dispositivo da outra pessoa e pronto vem tudo para o seu celular.

  • Jackestripador

    Achei que o cara viajou legal na maionese. O mais importante que são as mensagens, ninguém consegue ver. Então pode criar algoritmo pra tentar adivinhar com quem se conversa a vontade.

    • A questão não é essa cara. Como estamos falando de um app de âmbito global, usado por 1 bilhão de usuários. Logo, qualquer brecha se torna notória, até porque para os paranoicos em privacidade, isso significa que o app não é tão seguro como diz ser, embora essa brecha seja algo nem tão grave assim.