Windows 10 Destaques: A versão do sistema operacional mais importante na história da Microsoft!

Windows-10

Com o Windows 10, a Microsoft quer dar uma versão muito mais unida e sólida em seus sistemas operacionais, e é onde o Windows 10 se fortalece, porque com a sua chegada ao mercado, não só será um novo sistema operacional mas também uma evolução no sentido de um futuro comum em todas as plataformas.

Pode ser desktops, laptops, tablets, smartphones e mais: tudo entre 4 e 80 polegadas, ou até mesmo dispositivos sem tela. Em um post no blog oficial do Windows Terry Myerson já declarou “não estamos falando de uma interface única de usuário, e sim de uma família de produtos, com uma experiência personalizada para cada dispositivo”.

São muitas as novidades que o Windows 10 traz. A seguir, irei mostrar os principais desta nesta que é aques da versão de Windows mais importante da história da Microsoft.

MICROSOFT EDGE

edge_tablet_image

Não trata-se apenas de um novo browser. A Microsoft ouviu as inúmeras reclamações que os usuários ao longo tempo fizeram do Internet Explorer.

A empresa também estudou a fundo as principais razões responsáveis pelo sucesso do Firefox e do Chrome. Como resultado, temos o Microsoft Edge que já nasce mais rápido que os navegadores concorrentes.

Atendendo a nova característica do mercado de PCs que agora passam a incorporar telas touch, o Edge possui um recurso que permite desenhar ou escrever nas páginas e compartilhar o resultado final nas redes sociais, email ou com aplicativos de terceiros.

LOJA DE APLICATIVOS UNIVERSAL

Windows-store-mobile-desktop

 

Este ponto merece uma atenção especial, já que é a nova loja de aplicativos que pode mudar os rumos do Windows Phone. Afinal, agora teremos uma mesma loja funcionando em computadores, celulares, tablets e Xbox.

Como a Microsoft domina o mercado de PCs, é natural que os desenvolvedores queiram ter seus respectivos aplicativos rodando em máquinas com Windows. Com um esforço mínimo, estes mesmos aplicativos poderão ser portados para outros tipos de hardware com o sistema operacional da Microsoft. Logo, esta nova loja pode (e deve) impulsionar o desenvolvimento de aplicativos para todo o ecossistema da Microsoft.

Como se não bastasse, a Microsoft ainda fornecerá uma forma fácil e nada dolorosa para que os desenvolvedores façam o porte dos seus aplicativos do iOS e Android para o Windows 10.

TOUCH SCREEN + TECLADO E MOUSE

Menu iniciar

O Windows 8 tinha uma ótima interface e uma excelente usabilidade. No entanto, esta afirmação só é 100% verdadeira em equipamentos touch screen, e preferencialmente os que reúnem o conceito de tablet e notebook, como o Surface Pro 3.

Mas a realidade do mercado é outra. O grande público usava (e usa até hoje) computadores apenas com teclado mouse. A experiência do Windows 8 nestes equipamentos deixava a desejar, o que gerou uma rejeição de muitas pessoas pelo sistema.

O Windows 10 chega com a dura missão de atender a estes dois públicos. O sistema foi todo adaptado para ser utilizado tanto com teclado e mouse como por interface touch. Até o polêmico Menu Iniciar está de volta.

CENTRAL DE NOTIFICAÇÕES

Centro de ações

Uma experiência similar a que temos em nossos celulares agora está disponível também no computador. Todas as notificações estão reunidas em um só lugar.

MÚLTIPLOS DESKTOPS

universal-windows-apps

Usuários mais avançados demandam recursos mais elaborados. Pela primeira vez, o Windows passa a ter a capacidade de suportar múltiplos desktops. Agora, podemos alternar entre um desktop que estará executando nossos aplicativos profissionais e outro que estará exibindo os softwares e aplicativos de uso pessoal.

CORTANA

Windows-10-Cortana

A assistente pessoal da Microsoft que já vem fazendo sucesso no Windows Phone também estará presente nos PCs. Apenas com um comando de voz é possível dar orientações para que a Cortana envie emails, configure alarmes, informe a previsão do tempo e muito mais.

Um recurso muito interessante é que a Cortana pode comandar aplicativos de terceiros. Ao que tudo indica, a próxima versão do Viber que deve ser liberada a qualquer momento, já terá suporte à Cortana.

A previsão é de que ainda este ano, a Cortana comece a funcionar em português em caráter Alpha para os usuários do programa Windows Insider.

NOVOS APLICATIVOS

Aplicativos nativos

Novos aplicativos de música, fotos, player de vídeos e e-mail estão disponíveis no Windows 10. Este último tem sido extremamente elogiado por todos que testaram as versões prévias do sistema.

WINDOWS HELLO

windows-hello-destaque

Chega de senhas! O Windows 10 é capaz de fazer um reconhecimento facial e identificar quando você está sentado na frente do computador liberando o acesso ao sistema. No entanto, esta funcionalidade depende de um novo tipo de câmera que estará presente em notebooks e computadores que serão lançados por diversos fabricantes a partir de agora.

Seja bem vindo, Windows 10!

Fontes: BlogWindows Faixamobi

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.