Windows 10 Mobile x iOS: Características da tela personalizável de cada sistema

A tela inicial é uma das partes essenciais da interface do usuário em cada plataforma móvel, basicamente porque, assim como seu nome sugere, é o cartão de boas vinda de tudo no dispositivo, e a vemos com bastante frequência durante o dia. À medida que os sistemas operacionais móveis evoluem, os desenvolvedores tentam melhorar suas interfaces também, Apple e Microsoft não estão fora dessa verdade. O iOS e Windows 10 Mobile embarcam seus próprios estilos para a tela inicial, e hoje vamos analisar as principais características de cada um.

Tela inicial do iOS

Os usuários de longa data do iPhone não podem deixar de admitir que a tela inicial do iOS mal mudou ao longo dos anos, a Apple quase não mudou sua interface desde o primeiro iPhone há quase 10 anos. A empresa implementou algumas pequenas melhorias aqui e ali, como novos ícones, mas no geral, o visual da tela inicial é praticamente o mesmo.

Uma das coisas mais criticadas pelos usuários a respeito do  iOS é a falta de personalização, e a tela inicial do sistema afirma perfeitamente isso. A única coisa que você pode configurar sobre a tela inicial é o papel de parede e basicamente isso. Nenhuma opção para alterar cores, configurações para ícones, nada.

A única coisa boa sobre o papel de parede é que a Apple suporta fotos dinâmicas e estáticas, então se o usuário quiser, pode usar uma foto animada como seu plano de fundo. Mas esta é a única coisa que você pode mudar na tela inicial do iPhone.

Tela inicial do Windows 10 Mobile

Se o iOS é super limitado quando falamos de personalização, não podemos dizer a mesma coisa sobre o Windows 10 Mobile. Em primeiro lugar, o sistema da Microsoft possui as chamadas “live tiles”, que são blocos animadas que podem exibir informações essenciais sem a necessidade de abrir aplicativos, como previsão do tempo, e-mail, ou saber a música que você está ouvindo e assim por diante.

Além do mais, a muito o que se pode configurar a respeito da tela inicial. Nas configurações de personalização, podemos encontrar várias opções úteis, incluindo definições de cores, papel de parede e controles de transparência, possibilidade de alterar entre claro e escuro, além de várias personalizações que podem ser feitas usando apps de terceiros.

Em comparação com iOS, o Windows 10 Mobile não vem com suporte para papel de paredes dinâmicos, mas olhando para todas as opções que o sistema oferece para deixar seu aparelho a “sua cara”, isso se torna o de menos. Se você acompanha a seleção semana do “Minha Tela” aqui no site, saberá do que eu estou falando.

Conclusão

No final temos um vencedor. Claramente, o Windows 10 Mobile vence o iOS em personalização, e por que não dizer do Android também? A Microsoft conseguiu criar um dos sistemas operacionais mais personalizáveis. Podemos deixar nosso aparelho da forma que quisermos, com muitas ou poucas “tiles”, mais sóbrio ou mais animado, fica a seu critério.

Por outro lado, apesar de toda a elegância do Windows 10 Mobile, é lamentável ver que a Microsoft não tem dado a devida atenção que sua plataforma merece!

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.