Windows 10 Redstone: A experiência do Continuum será elevada além da conexão USB

Windows 10 PC

Com a primeira grande atualização do Windows 10 (Threshold 2) pronta e prestes a ser lançada ainda este mês, a Microsoft já tem planos bem concretos para o segundo update (Redstone), que será lançada em 2016 e promete trazer melhoria significativas relacionada ao Continuum, não apenas em desempenho gráfico, mas também como uma forma de convergência mais profunda entre as edições do Windows 10.

Há poucos dias a Microsoft entrou na fase inicial de desenvolvimento da Redstone, isso quer dizer que eles ainda estão fazendo planos “no papel” sobre os novos recursos que serão ou não implementados no sistema operacional (e muitos outros que foram adiados para uma possível terceira grande atualização), incluindo um nível de sincronização do Continuum extremamente mais preciso e intuitivo.

A Redmond planeja trazer um vínculo ainda mais preciso na forma como o sistema operacional interpreta tarefas na nuvem ou entre redes domesticas, e aplicativos entre PC e Mobile, aumentando a produtividade, permitindo a possibilidade de escolher em qual dispositivo trabalhar, seja qual for a tarefe a ser feita.

Imagine que você está trabalhando em um e-mail em seu PC no aplicativo Outlook, mas por algum motivo teve que sair.  Se você quiser, poderá continuar a trabalhar no seu e-mail em seu Celular, seja onde estiver, na sala, através da rede doméstica (mesmo sem internet), ou até mesmo em outro país, utilizando a rede roaming otimizada. Basta abrir o aplicativo Outlook em seu Celular e o Windows vai iniciar o trabalho exatamente onde você parou. Um outro exemplo ainda mais interessante é com a navegação na web com Microsoft Edge.

Com o sistema de histórico na nuvem, abrir o aplicativo em seu telefone levará para onde você parou em seu desktop. Tudo muito mais organizado. Isso pode significar que o recurso Continuum pode em breve, não exigir mais um hardware especifico.

continuum
E o recurso ainda mais arrasador é a possibilidade de realizar chamadas diretamente do PC. Já é do conhecimento de alguns que esta novidade será possível com os dispositivos que suportarão o Continuum. Mas o que ninguém sabe é que, isso também poderá ser possível utilizando redes sem fio, como bluetooth e Wi-Fi. Para isso basta que o seu Celular esteja próximo de seu PC, ou conectado na mesma rede. O fato curioso, é que com a rede Wi-Fi isso também será possível através de VOIP. Isso se seu aparelho tiver um pacote de dados ativo, ou tiver créditos para acessar a internet via roaming. Explicando de uma outra forma; se você tiver esquecido seu celular na casa de seu amigo do outro lado da cidade, e mesmo assim quiser realizar uma chamada ou mesmo responder a um SMS da operadora, você poderá fazer. Isso será possível por que seu Celular redirecionará a chamada ou o SMS através da internet, criando uma ponte para o seu PC.

Ainda estamos longe de ver o Redstone se tornando realidade. E ainda assim, já é uma boa aposta da Microsoft com a iniciativa OneCore, tornar tudo uma coisa só. Mas nós só podemos enfatizar que ele é apenas um plano, e pode mudar a maneira de como ele vai funcionar ao longo do tempo, e de como os usuários reagirão com as mudanças.

Quais são as vantagens que vocês veem nesse possível Update? Diga-nos sua opinião nos comentários.

Fonte: WinBeta

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.