Windows 10 S é a nova versão do sistema da Microsoft para concorrer com os Chromebooks

Durante o evento #MicorsoftEDU realizado hoje na cidade de New York , a Microsoft anunciou uma nova versão do seu sistema operacional, batizada de Windows 10 S, que anteriormente era chamada de Windows 10 Cloud. Através da apresentação, a empresa detalhou os objetivos da nova derivação do Windows 10, assim como suas principais características diferenciais.

A gigante de Redmond fez questão de deixar claro que o Windows 10 S foi pensando para os estudantes, sendo que o “S” representa principalmente a palavra “schools”, que significa escolas em inglês. Como uma versão mais leve e direta do seu sistema principal, o Windows 10 S aparece como uma das armas da companhia contra os Chromebooks, que tem ganhado um espaço entre os estudante e universitários em alguns mercados.

Para trazer uma versão tão leve, a Microsoft limitou um pouco as capacidades do sistema, permitindo apenas a instalação de aplicativos através da Windows Store. Ainda que isso signifique que você não possa baixar e instalar programas livremente pela internet, a empresa alivia o problema ao possibilitar o download dos programas Win32 disponíveis na loja, mesmo que o acervo seja limitado.

Graças a estas modificações, o sistema tem um desempenho altamente leve, oferecendo muito menos tempo no processo de boot, por exemplo. De acordo com Terry Myerson, leva menos de 5 segundos para iniciar as atividades no seu computador caso você já tenha feito o login anteriormente. O Windows 10 S ainda oferece a opção de armazenar em um USB as definições do seu PC, possibilitando a rápida configuração de uma nova maquina a partir do dispositivo removível.

No futuro, será possível atualizar qualquer versão do Windows 10 atual para a novidade, oque deve auxiliar algumas pessoas com necessidades básicas que possuem computadores simples. Entretanto, é preciso pagar pelo “upgrade”, o que é de certa forma intrigante, já que não se trata de uma nova versão do sistema, apenas uma simplificação do mesmo.

O Windows 10 S será comercializado por $189 e estará disponível a partir do verão americano. A Microsoft também está oferecendo uma assinatura gratuita para o Minecraft Education Edition, além de disponibilizar gratuitamente o Windows 10 S para escolas que possuem PCs com o Windows Pro.

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.