Windows Phone Internals – desbloqueio de bootloader e instalação de Custom Roms na série Lumia X20

JAILBREAK

O Windows Phone se tornou uma escolha certeira para aqueles que não podem ou não querem continuar pagando por um iPhone e não desejam ter um sistema tão aberto e liberal como o Android, graças a sua base fechada e consistente, similar ao iOS. Não somente por esse fator, o sistema vem sido considerado cada vez mais seguro, dando muito trabalho para que os dados internos sejam acessado por terceiros, mas isso pode estar mudando, e não exatamente para pior.

Um desenvolvedor do popular forum de Hackers XDA chamado Heathcliff anunciou um pacote de ferramentas que permite o desbloqueio do bootloader dos dispositivos com a plataforma da Microsoft e permitindo dessa forma o acesso “root” para a instalação de ROM’s modificadas. O software mostra o grande potencial com Heathcliff afirmando que “o programa funciona com a maioria das versões do Windows Phone 8.1 e Windows 10 Mobile”.

Atualização da ferramenta para versão 1.2

O Windows Phone Internals versão 1.2 já está disponível. Você pode encontrar a nova versão da ferramenta no seguinte link em: wpinternals.net

Alterações nesta versão:

  • Melhora a compatibilidade para o Windows 7 – Em versões anteriores “Habilitar Acesso Root” poderia resultar em “Falha ao permitir acesso root”.
  • “Restaurar bootloader” agora usa uma interface de Flash diferente. Anteriormente, quando você restaurava o bootloader, você era forçado a fazer uma restauração completa depois. Com este novo método, você pode manter tudo em seu lugar. Lembre-se que você precisa desativar a raiz de acesso antes de restaurar o bootloader.

Vídeo publicado recentemente

Você pode conferir outros vídeos compartilhados pelo usuário.

Esse pode ser um passo importante para a popularização da plataforma, uma vez que o fato de haver capacidades para tamanhas alterações contribuiu e muito para o crescimento do Android e nada impede que vejamos o mesmo efeito sobre a plataforma da Microsoft durante os próximos meses.

Ainda podemos ir além: com um código baseado em um sistema para computadores, o Windows 10 Mobile pode ultrapassar as capacidades do Android que é essencialmente um sistema mobile.

Caso você não tenha conhecimento sobre o arquitetura do Windows em dispositivos mobile, não recomendamos o uso da ferramenta, havendo risco de danificar permanentemente o seu aparelho em caso de erros.

Fonte: XDA

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.